Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

CRP20 Participa de discussões do ​III Fórum de Psicologia na Faculdade Estácio no AMAZONAS

Imprimir email

Participar de eventos acadêmicos é uma oportunidade valiosa para enriquecer nosso conhecimento e conexões na área da psicologia. Nesta Quinta-feira (24), o CRP20 (Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região) participou do III Fórum de Psicologia realizado na Faculdade Estácio na cidade de Manaus, na ocasião como representante do CRP20 estava a Psicóloga Conselheira do CRP20 Jucimara Bernardes.


Eplorando a Atuação do CRP20

O papel dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) é fundamental para a promoção da psicologia em suas diversas áreas. Durante a palestra, pudemos aprofundar nas diversas facetas da atuação do CRP20, explorando como este órgão desempenha um papel crucial na orientação, fiscalização e promoção da ética na prática da psicologia no Amazonas e Roraima.

Além disso, foi ressaltada a importância do CRP20 como um canal de apoio e orientação para os psicólogos e estudantes de psicologia, e a construção histórica da Psicologia.

Desvendando a História da Psicologia

A história da psicologia é uma jornada fascinante que nos leva através de séculos de descobertas e transformações. Durante a palestra, tivemos a vantagem de explorar essa rica história, desde seus primórdios até os desenvolvimentos contemporâneos.

A psicologia evoluiu de um campo filosófico para uma disciplina científica complexa, abrangendo uma ampla gama de áreas, desde psicologia clínica até psicologia social e organizacional. Compreender essa evolução nos ajuda a contextualizar nosso trabalho como psicólogos e apreciar como nossa profissão continua a crescer e se adaptar às necessidades da sociedade.

Um Convite à Reflexão e Engajamento

Participar do III Fórum de Psicologia na Faculdade Estácio foi uma experiência enriquecedora que nos atraiu à reflexão e ao engajamento em nossa profissão. A atuação do CRP20 e a história da psicologia são temas que nos lembram da importância do nosso papel como profissão.

Relação com as Propostas da Gestão do CRP20:

A participação no evento se dá como parte das ações do CRP20 para o cumprimento do compromisso assumido durante a campanha de Consolidar, Ampliar e Qualificar a Comunicação da Autarquia com Profissionais, Acadêmicos e Sociedade e também de Ampliar a Participação de Profissionais e Acadêmicos nos Grupos de Trabalho e Comissões do CRP20.

Relação com as Propostas do 11º COREP:

Fortalecer o Diálogo com as IES (Instituições de Ensino Superior) e Fomentar Ações Orientadoras aos Acadêmicos de Psicologia

O III Fórum de Psicologia também se alinhou com as metas do 11º COREP. O evento representou um esforço significativo para fortalecer o diálogo com a IES, fornecendo um espaço para acadêmicos de psicologia que se envolvem em ação com a profissão antes mesmo de se formarem. As discussões sobre a história da psicologia e a atuação do CRP20 ofereceram orientações específicas aos acadêmicos e estimularam seu interesse em participar no sistema de conselhos, pesquisas e estudos sobre a ciência psicológica.

Cumprindo nosso Compromisso

Em resumo, o III Fórum de Psicologia na Faculdade Estácio declarou ser um evento altamente alinhado com as propostas da gestão do V Plenário do CRP20 e as propostas do 11º COREP. Fornecendo educação, diálogo e oportunidades de envolvimento para acadêmicos de psicologia, profissionais e a sociedade em geral, este evento foi um exemplo de como o CRP20 e as instituições de ensino podem trabalhar juntas para fortalecer a psicologia e seu papel vital na sociedade.