Inscrição de Pessoa Física (PF)
A inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP 20) é obrigatória à/ao profissional que deseja exercer a função de psicóloga/o, e só pode ser solicitada após a conclusão do curso superior de Psicologia. O registro habilita a atuação profissional e estabelece prerrogativas previstas em lei que regulamentam a profissão.
As inscrições de Pessoa Física devem ser requeridas seguindo a Resolução CFP nº. 03/2007 e 20/2018. Para se inscrever no Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região é necessário preencher o formulário e apresentar os seguintes documentos (originais e cópias ou cópias autenticadas):
- Diploma com o Título de Psicólogo (a) ou Formação de Psicólogo (a), ou ainda Certidão de Conclusão contendo a mesma titulação. Em caso de apresentação da Certidão de Conclusão de Curso, deve constar na mesma a data de colação de grau). O profissional somente poderá solicitar seu primeiro registro, após a data de colação de grau.
- Identidade (R.G.);
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovantes de votação das última eleição de sua circunscrição eleitoral – (1º e 2º Turnos) ou Declaração de Quitação Eleitoral;
- Comprovante de Residência atualizado (com CEP);
- 3 fotos 3x4;
Como é o processo?
Ao dar entrada na solicitação de primeiro registro no CRP20, com o formulário de requerimento devidamente datado e assinado, os documentos passam por análise pelos setores responsáveis.
Em até cinco dias úteis, você receberá o boleto com a taxa de inscrição através do e-mail declarado no formulário. Não esqueça de verificar a lixeira e caixa de SPAM.
Após o pagamento das taxas, você receberá uma certidão de inscrição com seu número de registro, podendo assim já exercer a profissão com esta certidão, que possui validade de 45 dias.
Os processos tramitados são apreciados e homologados nas plenárias mensais. Posterior à homologação, você receberá o convite através do e-mail para a reunião online de entrega de carteira, que também ocorre mensalmente na 2º quinzena do mês. Não esqueça de verificar também o SPAM.
A participação na reunião é pré-requisito obrigatório para entrega da CIP. Após participação na reunião você receberá um e-mail com uma sugestão de data para retirada de CIP em nossa sede. Os profissionais que dão entrada utilizando a certidão de colação de grau, recebem a carteira provisória, que tem validade de 2 anos. Os que dão entrada com diploma, recebem a carteira definitiva.
O tempo para a retirada da CIP se dá após o pagamento das taxas, e pode levar até no mínimo 60 dias. Quaisquer dúvidas, entre em contato com atendimento@crp20.org.br.
Qual o valor que devo pagar para inscrição?
O valor a ser pago vai variar conforme o mês em que a profissional der entrada no Pedido de Inscrição. O valor da Anuidade é atualizado em Assembleia anualmente.
Consulte aqui os valores: https://crp20.org.br/inscricao/primeiro-registro
Moro no Interior... Como faço pra dar entrada no meu registro?
Nos casos das profissionais que possuem residência distante da sede ou seção o processo de inscrição é orientado pelo setor de Atendimento através do e-mail atendimento@crp20.org.br.
Documento para download »
- FORMULARIO-DE-INSCRICAO-_PF.pdf[ Download ]