Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

Inscrição de Pessoa Física (PF)

Imprimir email

A inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP 20) é obrigatória à/ao profissional que deseja exercer a função de psicóloga/o, e só pode ser solicitada após a conclusão do curso superior de Psicologia. O registro habilita a atuação profissional e estabelece prerrogativas previstas em lei que regulamentam a profissão.

As inscrições de Pessoa Física devem ser requeridas seguindo a Resolução CFP nº. 03/2007 e 20/2018.

Para se inscrever no Conselho Regional de Psicologia de da 20ª Região é necessário preencher o formulário e apresentar os seguintes documentos(originais e cópias ou cópias autenticadas):

  • Diploma com o Título de Psicólogo (a) ou Formação de Psicólogo (a), ou ainda Certidão de Conclusão contendo a mesma titulação. Em caso de apresentação da Certidão de Conclusão de Curso, deve constar na mesma a data de colação de grau). O profissional somente poderá solicitar seu primeiro registro, após a data de colação de grau.
  • Identidade (R.G.);
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovantes de votação das última eleição de sua circunscrição eleitoral – (1º e 2º Turnos) ou Declaração de Quitação Eleitoral;
  • Comprovante de Residência atualizado (com CEP);
  • 3 fotos 3x4;

Como é o processo?

  1. Entrega de seus documentos e requerimento datado e assinado
  2. 1ª análise da documentação pelo setor de fiscalização
  3. Emissão e envio do boleto referente à taxa de 1º Registro - será enviado para seu e-mail informado no formulário - verifique sempre na caixa de spam ou lixeira do seu e-mail.
  4. Após o pagamento do boleto o processo vai para análise da Comissão de Orientação e Fiscalização
  5. Se aprovado é emitida uma Certidão de Inscrição no CRP20 que já vai com o seu número de registro.
  6. O processo é apreciado pela Plenária - se aprovado seguem os passos 7 e 8.
  7. Participação na reunião de entrega de carteiras - é obrigatória! A data e informações para participação são enviadas via e-mail
  8. Entrega da carteira física - após a participação na reunião, seguindo os critérios, a profissional já pode retirar a sua carteira física na sede ou seção do CRP20.

Qual o valor que devo pagar para inscrição?

O valor a ser pago vai variar conforme o mês em que a profissional dá entrada e Estado em que reside. Esse valor atualizado em Assembleia anualmente e após a inscrição a cada ano, no mês de janeiro a profissional recebe os boletos em seu e-mail.

Consulte os valores:

AMAZONAS

RORAIMA

Moro no Interior... Como faço pra dar entrada no meu registro?

Nos casos das profissionais que possuem residência distante da sede ou seção o processo de inscrição é orientado pelo setor de fiscalização através do e-mail fiscal@crp20.org.br




Documento para download »