Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

"Autismo é uma singularidade que merece respeito e inclusão."

Imprimir email

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela ONU em 2007, tem como objetivo promover a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e combater preconceitos e estigmas que ainda permeiam a sociedade em relação a pessoas com autismo. No Brasil, a campanha "Respeito para todo o espectro" busca conscientizar sobre a pluralidade das pessoas com autismo, que são indivíduos únicos e diversos, e enfrentar as barreiras que impedem sua inclusão e participação plena na sociedade.

A Psicologia tem um papel fundamental na promoção da inclusão e bem-estar de pessoas com autismo. De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), a avaliação neuropsicológica é uma ferramenta importante para identificar padrões de comportamento, habilidades e dificuldades específicas em cada indivíduo com autismo, permitindo um diagnóstico mais preciso e um planejamento terapêutico mais eficaz.

Além disso, a orientação educacional para pais, professores e cuidadores também é essencial para promover a inclusão e o sucesso acadêmico e social de pessoas com autismo.

Embora o TEA ainda seja um transtorno pouco compreendido e cercado de mitos e preconceitos, a ciência psicológica tem avançado na compreensão e no tratamento, promovendo a inclusão e a diversidade.

Neste Dia Mundial da Conscientização do Autismo, vamos celebrar a singularidade e a riqueza das pessoas com autismo e continuar a lutar por seus direitos e inclusão plena na sociedade.