Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

Implementação da Lei nº 13.935/2019 na cidade de Manaus e a Psicologia na Saúde são pautadas em reunião no CRP20

Imprimir email


A Reunião aconteceu na sede do CRP20 em Manaus e contou com a participação de Psicólogas atuantes na área da educação e de representantes do Conselho Regional de Serviço Social.

Implementação da Lei nº 13.935/2019

Em mobilização pela implementação da Lei nº 13.935/2019 que dispõe sobre a presença da Psicologia e do Serviço Social nas escolas o CRP20 convidou o CRESS e o Vereador Marcelo Serafim (Líder do Prefeito na Câmara Municipal de Manaus) para dialogo sobre as estratégias.

Na reunião a presidente do CRP20 Lígia Maria Duque, pontuou a necessidade da ampliação do número de profissionais da Psicologia na educação, e explicitou ainda a diferença das práticas da Psicologia na Educação, saúde e Organizacional, e os impedimentos de atuação em cada uma das áreas.

Informamos sobre a urgente necessidade de uma regulamentação Municipal que estabeleça parâmeros e um quantitativo adequado de profissionais conforme o número de aluno, afim de que as profissionais possam realizar as atividades da Psicologia na educação com qualidade.

Profissionais da educação e o CRESS-AM também compartilharam suas principais demandas e necessidades, pois assim como em outras áreas a Psicologia atua na educação em equipe com outras áreas profissionais.

Construiremos juntos proposta de dispositivo regulamentador que contemple o quantitativo adequado de profissionais de Psicologia e Serviço Social, de forma acompanhe o crescimento e expansão do número de alunos da rede pública municipal de ensino.

Psicologia na Saúde

Além da pauta da Educação, a pauta da saúde também foi colocada em discussão. Pontos como: a ampliação de vagas no concurso da SEMSA, estruturação da Rede de Saúde Mental na cidade de Manaus, construção de novos CAPS, demandas indevidas de outras áreas que chegam a profissionais da saúde, apoio à saúde mental de trabalhadores, e trabalho preventivo à crises de saúde mental pós-covid-19.

A Conselheira do CRP20 Alessandra Pereira reafirmou a necessidade de uma ação da prefeitura para eliminar a precarização dos serviços, e da construção da estruturação da rede de saúde mental Municipal, e o CRP20 se compromete a auxiliar nessa demanda junto ao poder público.

Durante o diálogo o Vereador Marcelo Serafim se comprometeu em dialogar com o CRP20, CRESS e com a categoria para atender às demandas pontuadas e pela melhoria da saúde mental na cidade.

Desativação do Hodpital Eduardo Ribeiro e criação de leitos Psiquiátricos nos Hospitais

Um outro ponto muito importante levantado durante as discussões, foi o diálogo do Governo do Estado e do Município quanto às unidades de saúde mental.

A necessidade urgente de leitos psiquitátricos nos hospitais para a posterior desativação do Hospital Eduardo Ribeiro é uma necessidade urgente e será uma reparação histórica com a saúde mental no Amazonas e com os usuários dos serviços.

Durante muitos anos o CRP20 realizou ações como visitas de fiscalização, vistorias e diálogos em parcerias com outras instituições e com o Ministério Público pela desativação do Hospital cujas condições ambientais são terríveis carregando consigo um estigma de manicômio e exclusão.

Lutaremos para que essa conquista histórica aconteça ainda em 2022!

O Vereador compartilhou que realmente essa ação é necessária e comprometeu-se com a pauta para levar aos gestores públicos, municipal e Estadural.

Todas as pautas discutidas são importantes para o avanço da saúde mental na cidade de Manaus e é apenas uma das ações do CRP20 pela garantia do acesso à saúde integral de qualidade pela população que se estende à outras cidades dos Estados do Amazonas e Roraima.


Agradecemos ao Vereador Marcelo Serafim pela disponibilidade e pronto atendimento, e convidamos ainda outros parlamentares, Municipais e Estaduais para compor essa frente em defesa de serviços de saúde e de uma educação de qualidade!

Contamos e convidamos você profissional que está atuando nas diversas áreas do serviço público para que componham conosco as reivindicações mais relevantes da categoria!

Tem alguma demanda que precisa do olhar do CRP20 no setor público no Amazonas ou em Roraima?

Envie-nos através do e-mail gerencia@crp20.org.br