Informe - Eleições CRP-20 2025
Entramos na reta final do processo eleitoral do Sistema Conselhos de Psicologia, que irá definir as pessoas responsáveis pela nossa gestão no período de 2025-2028, tanto a nível local quanto nacional. Apesar de algumas dificuldades e interpretações errôneas, o processo tem transcorrido de forma satisfatória. Pela primeira vez desde sua criação, o CRP-20 recebeu a inscrição de quatro chapas, e três delas continuam habilitadas para a campanha eleitoral, o que acrescenta maior grau de dificuldade ao processo como um todo.
Quanto maior o número de chapas, mais rico é o debate e mais acirrada a disputa, com comportamentos disruptivos, (comportamentos agressivos, intimidações e ameaças em relação a outras pessoas), aflorando em alguns momentos. A Comissão Regional Eleitoral (CRE), com muito diálogo e firmeza, tem conduzido os procedimentos eleitorais de forma a cumprir sua obrigação. É importante lembrar que, por vezes, uma ou mais chapas, ao ignorar pequenos detalhes do Regimento Eleitoral, sentem-se prejudicadas por decisões tomadas. Contudo, é dever fundamental de todas as chapas conhecer e cumprir rigorosamente todas as regras do processo.
Compreendemos que o período eleitoral é de intensa disputa, mas a condução do processo exige ética e seriedade de todas as partes envolvidas, sem delegação de prerrogativas da CRE para o CRP. É importante lembrar que toda e qualquer decisão tomada pela CRE pode ser questionada junto à Comissão Eleitoral Regular (CER) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e essa informação é sempre comunicada a todas as chapas, tanto oralmente quanto em documentos. Essa é uma obrigação legal e ética à qual todos os membros da CRE estão atentos, garantindo a todas as chapas o devido processo legal, que tem como corolários a ampla defesa e o contraditório.
Gostaríamos, pois, de expressar nosso profundo desconforto com ataques injustificados ao trabalho da CRE, usando como base deduções precipitadas e infundadas, que denigrem o processo como um todo. A Comissão Regional Eleitoral é um colegiado que tem agido com rigor técnico e transparência, onde cada ação procura revestir-se do devido processo legal. Lamentamos quando esses ataques desconsideram os procedimentos regimentais e a seriedade com que a CRE tem tratado todas as etapas do processo. A CRE não tem lado, não toma partido, e trabalha para que a eleição transcorra da forma mais ética e transparente possível. Não deve haver espaço para declarações acaloradas contra a honra e a reputação de instituições, profissionais e pessoas. Isto não pode receber o nome de campanha eleitoral.
Solicitamos, portanto, à categoria de profissionais da Psicologia que decidam com sabedoria. Analisem e reflitam sobre as propostas de cada chapa e sobre o comportamento de cada uma delas durante o período eleitoral. Busquem informações para verificar sua situação e garantir o direito ao voto. Acompanhem o debate que ocorrerá nos próximos dias e, acima de tudo, participem ativamente. O seu voto é fundamental para aprimorar e fortalecer a nossa categoria profissional.