Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

Imprimir email

NOTA DE ELUCIDAÇÃO


CRP20 vêm a público, em caráter de urgência, elucidar as dúvidas das profissionais quanto a recente contratação de Psicólogas e Psicólogos, realizado em caráter emergencial, pela Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, in verbis:

1 - A Secretaria de Saúde do AM possui discricionariedade em suas ações administrativas em caráter emergencial, não tendo o CRP20 qualquer influência ou gerência no ato de contratação.

2 - Segundo informações dadas ao Regional, convocaram psicólogas para atuarem com a emergente demanda da saúde mental no Estado do Amazonas, tanto na capital quanto no interior. A quantidade de profissionais ainda está sendo levantada. Além disso, estão previstas ações da mesma natureza para a classe dos assistentes sociais.

3 - As profissionais convocadas são advindas da lista do cadastro Nacional realizada pelo Ministério da Saúde (MS), em chamada realizada no ano de 2020 e que participaram de um treinamento online promovido pelo próprio Ministério. Também fora considerada a atuação das profissionais promovida pela Rede de Emergência em Saúde Mental do Estado, durante a primeira onda da pandemia Covid-19.

4 - Maiores elucidações podem ser obtidas junto à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas através de seus canais de comunicação.

O CRP cumpriu e cumpre a sua atividade fim, orientando, fiscalizando e disciplinando a profissão de psicóloga. Estamos acompanhando, diariamente, a luta e a demanda das profissionais da saúde na Capital e no interior e dialogado com outras instituições para garantir que os serviços de Psicologia sejam prestados de forma ética, por profissionais que estejam capacitados ética e tecnicamente.

Pedimos às profissionais que realizaram seu cadastro junto ao Ministério da Saúde e que fiquem atentas aos seus canais de comunicação, pois a nossa luta está longe de acabar. Manteremos nossas mobilizações, fiscalizações e diálogos para que mais profissionais sejam contratadas e que essas contratações sejam efetivadas futuramente e transformem-se em vagas efetivas para concursos públicos.

Esta autarquia tem trabalhado dentro de seus limites legais e éticos. Diante dos fatos narrados, reiteramos a importância do sindicato para atuar com efetividade e destreza nas atividades em que não alcançamos enquanto órgão fiscalizador.

Agradecemos as profissionais que deram seu feedback e nos dispomos a articular reunião ou sua participação junto às profissionais que estão buscando estabelecer o sindicato em nosso Estado.


IV PLENÁRIO

Conselho Regional de Psicologia 20ª Região – Amazonas e Roraima


Quais quer outras dúvidas e questionamentos estaremos elucidando através do email diretoria@crp20.org.br




Documento para download »