Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

​Presidentes dos Conselhos Regionais reunem-se em Brasília/DF

Imprimir email

Presidentes dos Conselhos Regionais reuniram-se no sábado (12), em Brasília/DF, em encontro com o Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atividade foi promovida em formato híbrido e marcou o último encontro entre presidentes do Sistema Conselhos da gestão 2020-2022.

Além de um balanço das ações realizadas ao longo dos últimos três anos, a reunião também foi espaço para compartilhar e alinhar encaminhamentos em temas como nova carteira de identidade profissional (CIP), grupos de trabalho e resoluções.

Ações do CRP20

Como gestão do CRP20 vivenciamos um período desafiador que foi a pandemia da covid-19, onde todos os nossos esforços foram voltados para pautas de orientação e apoio às profissionais nas situações de:

  • Violações do código de ética profissional;
  • Cobrança aos governos e prefeituras para contratação de mais profissionais;
  • Fiscalização de espaços junto a outros conselhos em que os EPI´s não estavam sendo disponibilizados;
  • Orientações pela manutenção de serviços essenciais de forma presencial e continuidade dos não essenciais através de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação);
  • Extensão do prazo para pagamento das anuidades com desconto e o não reajuste do valor dos últimos 3 anos;
  • Vacinação prioritária a profissionais de Psicologia atuantes em serviços essenciais; e
  • A realização de eventos online para orientação de profissionais e da população sobre temas relevantes como a saúde mental nos diversos aspectos, situações de violação de direitos, dentre outros.
  • Defesa de manutenção das atividades de profissionais de psicologia através de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), nos casos das profissionais que estavam no grupo de risco.
"No CRP20 agora daremos ênfase à ações como: atualização dos sistemas para dar maior autonomia às profissionais, disponibilização de whatsapp, publicação de cartilhas orientativas, estruturação e ampliação do corpo funcional da sede e seção, mobilização junto a assembléia legislativa e ao senado pela Psicologia na educação e as 30 horas, e ações de orientação e fiscalização nos interiores", destaca a presidente do CRP20, Lígia Maria Duque.

Ações para 2022

Conforme destacado pela presidente Lígia Maria Duque, as ações do IV Plenário para 2022 resgatam o planejamento de mudanças que foram interrompidos e/ou adiados pela pandemia da covid-19.

Dentre as ações estão:

    • Cobrança e acompanhamento do processo de implantaçãoda nova carteira de identidade Profissional - o processo licitatório ainda transita no CFP, o CRP20 participa do grupo de trabalho do CFP que versa sobre o assunto.
    • Atualização do sistema de gestão de cadastros - estamos em diálogo com a empresa que fornece o sistema atual para que possamos dsponibilizar as profissionais uma nova atualização onde a profissional poderá baixar seu boleto da anuidade corrente e a certidão de regularidade diretamente pelo site. Estamos com um processo de um novo sistema Nacional que será totalmente online, mas a implantação no CRP20, prevista para o mês de março, foi adiada pelo CFP para ajustes com a empresa. Ainda sem previsão para retorno.
    • Comunicação via wwhatsapp - uma das propostas do IV Plenário é a instalação da comunicação via whatsapp para atendimento às profissionais
    • Mobilização pelas 30horas e pelo piso salarial - mesmo durante a pandemia estivemos na luta por essas pautas. Agora estabeleceremos uma presença ainda mais forte e articulações com o senado, câmara dos deputados e câmaras Municipais para aprovação das pautas nos Estados do Amazonas e Roraima.
    • Implementação LEI nº 13.935/2019 - uma das conquistas das atuais gestões do Sistema conselhos de Psicologia foi a aprovação da Lei e a aprovação da possibiulidade de financiamento pelo FUNDEB. Estamos em fase de negociação e construção de plano de ação com a prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas. A meta é que até 2023 possamos alcançar todo o estado do Amazonas e de Roraima.
    • Interiorização das ações do CRP20 - esse processo começou na pandemia de forma online, porém muitas foram as dificuldades de comunicação, pois muitos municípios dispõem de internet de baixíssima qualidade. Porém a ação presencial foi retomada ao final de 2021 e seguem ainda mais intensas em 2022.
    • Publicação de cartilhas Orientativas - durante a pandemia foram realizadas inúmeras publicações pelo sistema conselhos de Psicologia. Para 2022 planejamos publicar duas cartilhas orientativas regionais. Já temos a cartilha do E-PSI que está disponível para download, e que em breve terá uma versão atualizada.
    • Ampliação do corpo funcional da sede e seção - um dos grandes desafios que encontramos durante a pandemia foi atender à todas as demandas com um pequeno corpo funcional, além das situações de contágio por covid-19 que ocorreram. Em breve publicaremos o Edital do Concurso Público visando a ampliação do corpo funcional do CRP20.
    • Estruturação da sede e seção - a reforma da sede e a estruturação da seção Roraima também foram retormadas, e em breve esperamos oferecer um espaço com qualidade e conforto a todas. Devido a necessidade de processo licitatório essa estruturação pode não ser finalizada ainda em 2022, mas o encaminhamento para que ocorra ficará registrado no CRP20.
    • Instalação de setor de Tecnologia da Informação - Essa foi uma conquista já realizada, o que tem auxiliado bastante o avanço tecnológico do CRP20 para os próximos meses.
    • Campanha de descontos - criamos uma campanha de descontos em 2020 e mais uma será lançada agora em 2022. Objetivo é a concessão de descontos de até 100% em multas e juros de anuidades com mais de 2 anos de vencidas.
    • Implantação do CREPOP - Caminhando na orientação a profissionais objetivamos publicar ainda em 2022 o edital do CREPOP regional com o objetivo de produção de referências técnicas da prática profissional e suas especifidades nos Estados do Amazonas e Roraima.