Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Sistema Conselhos de Psicologia

Imprimir email

O CREPOP, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Sistema Conselhos de Psicologia, surgiu em 2006, como desdobramento do Banco Social de Psicologia com objetivo de consolidar a produção de referências para atuação dos psicólogos em Políticas Públicas, por meio de pesquisas coordenadas em âmbito local e nacional.


PRINCÍPIOS E ESTRUTURA

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, CREPOP, é um órgão operacional do Sistema Conselhos de Psicologia, que tem como objetivo a formulação de referências para atuação profissional no campo das políticas públicas.


O CREPOP representa a concretização do compromisso com um eixo político central no trabalho dos Conselhos - a defesa da garantia dos Direitos Sociais, por meio da implementação de políticas públicas, sob responsabilidade do Estado, bem como a defesa da presença da psicologia nessas políticas.


O Centro está estruturado em Rede, com uma instância de Coordenação Nacional, sediada no Conselho Federal de Psicologia, e com unidades locais, sediadas nos Conselhos Regionais, por meio dos quais se encontra presente em todos os Estados da Federação.


OBJETIVOS

Objetivo Geral

Ampliar a atuação do psicólogo na esfera pública, colaborando para a expansão da Psicologia na sociedade e para a promoção dos Direitos Humanos.


Objetivos específicos:

Promover a interlocução da Psicologia com espaços de formulação, gestão e execução em políticas públicas;

Publicação de referências para a atuação do psicólogo no campo das políticas públicas.


METODOLOGIA

As pesquisas são realizadas, em âmbito nacional e regional, a partir da seguinte Metodologia Crepop /Sistema Conselhos de Psicologia:


1º CIRCUITO: Coleta e análise de dados quantitativos;

2º CIRCUITO: Coleta e análise de dados qualitativos;

3º CIRCUITO: Consultas Públicas e Publicação das Referências Técnicas

Para informações detalhadas a respeito das análises das pesquisas e das publicações das referências técnicas para atuação em psicologia políticas públicas acesse o site do Crepop: http://crepop.pol.org.br/novo/