Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

Conselho Regional de Psicologia participa de reunião na DPE-AM para discutir medidas de prevenção à violência e suicídios nas escolas do Amazonas

Imprimir email

Nesta segunda, 17 de abril, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE) promoveu uma reunião em Manaus, para discutir a crescente incidência de suicídios e violência em escolas no estado do Amazonas. Profissionais da saúde, educação, direitos humanos e o Centro de Valorização da Vida (CVV) estiveram presentes.

Conselheiras Presidente, Tesoureira e Assessoria Jurídica do CRP20 estiveram presentes

As Conselheiras Lígia Duque, Silmara Lima e a Assessoria Jurídica do CRP20 se fizeram presentes na reunião, onde foram evidenciadas a necessidade de ações intersetoriais e multiprofissionais, envolvendo as esferas da saúde, educação e garantia de direitos básicos prescritos na constituição, com o objetivo de prevenir o adoecimento mental e o suicídio entre os alunos.

Uma das propostas defendidas pelo CRP20 foi a regulamentação da Lei 13935/2019 a nível estadual e municipal, que dispõe sobre a presença de psicólogos e assistentes sociais na educação básica. Outras ações também foram explicitadas, como a ampliação e estruturação da rede de atenção psicossocial, ações para suprir a falta de materiais básicos dos profissionais da educação, implementação da Lei de transparência na fila de serviços de Saúde, ativação de projetos e políticas já existentes na educação e saúde, diagnóstico situacional da educação e saúde, notificação de suicídios, tentativas de suicídios, automutilação, participação de trabalhadores da educação, sociedade civil e Conselhos Profissionais na construção de políticas, regulamentões e planos de ação que versem sobre a saúde e a Educação na realidade amazônica, entre outras.

A preocupação com a saúde mental dos alunos e a prevenção do suicídio é um tema que tem sido discutido em todo o país. Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil.

A reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas é um passo importante para acolhimento, diálogo e desaenvolvimento de estratégias sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio em escolas do Amazonas e em todo o país. A iniciativa mostra a preocupação dos profissionais da saúde, educação e direitos humanos com essa questão delicada e a necessidade de ações conjuntas e integradas para enfrentá-la.

Colocar Policiamento nas Escolas não Resolve o problema da Educação no Amazonas!