Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19

Imprimir email

Proporcionar subsídios a profissionais da Saúde para o entendimento global do cuidado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial em situações de pandemia do coronavírus, bem como oferecer ferramentas que auxiliem a compreender e a elaborar estratégias de planejamento, preparação e resposta para população em geral, pacientes infectados, familiares e trabalhadores da linha de frente.

Com este objetivo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília) disponibiliza o “Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19”. A iniciativa foi desenvolvida pela Escola de Governo da Fiocruz em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (CEPEDES/ENSP).

A formação é destinada a profissionais de Saúde e áreas afins no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial que estejam trabalhando ou que pretendam atuar no atendimento frente ao cenário pandêmico da Covid-19.

Totalmente gratuito e ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD) – com um encontro online semanal pelo Youtube da Fiocruz -, o curso está dividido em 16 módulos que incluem, entre outros, tópicos com recomendações às(aos) psicólogas(os) para o atendimento on-line; orientações às(aos) psicólogas(os) hospitalares; cuidados paliativos; processo de luto na Covid-19; e estratégias de cuidado durante a quarentena.

De acordo com Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, o curso proporciona um momento de debate entre as(os) profissionais da Saúde e as(os) autoras(es) de uma série de cartilhas recentemente publicadas pela instituição que abordam o tema. Na avaliação de Fabiana, criar espaços de reflexão e de construção de estratégias torna-se fundamental para o enfrentamento da crise epidemiológica instaurada. “Profissionais da Saúde, tanto quanto a sociedade em geral, estão expostos à Covid-19. Se tivermos as ferramentas adequadas, poderemos lidar com as consequências que a pandemia tende a acarretar na saúde mental da população”, pondera a diretora da Fiocruz Brasília.

Além de Fabiana Damásio, o curso conta com a coordenação da psicóloga Débora Noal e do coordenador do CEPEDES/ENSP, Carlos Machado.

A carga horária é de 40h e as(os) profissionais serão certificadas(os) com um título de atualização gerado automaticamente pela plataforma, desde que tenham o aproveitamento mínimo de 70% nas atividades do curso. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo site da Fiocruz até o dia 7 de junho. O aluno deverá completar as atividades até 26 de agosto.

A primeira aula acontecerá hoje (13), a partir das 15h, e poderá ser acompanhada pelo Youtube da Fiocruz Brasília. Todo o conteúdo ficará disponível aos estudantes.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fiocruz.