Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

WORKSHOP EM CACOAL/RO

Twitter Imprimir email


WORKSHOP EM PSICOTERAPIA DO LUTO: MORTES SÚBITAS E/OU VIOLENTAS

DIAS: 29, 30 e 31 DE MARÇO DE 2018


De acordo com Kübler-Ross, o psicólogo precisa desenvolver competências e habilidades para atuar frente ao trabalho de enlutamento.

A perda enquanto rompimento de vínculo afetivo causa um sofrimento intenso no ser humano. O luto e o desapego envolvem vivências específicas a cada indivíduo, e detalhes como a formação do apego, a intensidade do vínculo, quem era a pessoa apegada e a forma como se deu a morte, o momento no ciclo vital entre outros são determinantes no processo e por isso podem alterar a expressão da dor.

Buscamos a reumanização do momento do morrer e do processo do luto, mas consideramos como especiais enquanto sintomatologia do luto as mortes repentinas, tais como acidentes, assassinatos e outras, causadoras de maior índice de Luto Complicado.

A perda pode ser agravada quando a vítima tem entre 20 e 45 anos, idade em que ocorre o maior número de mortes súbitas, pois a morte prematura pode impedir a continuidade da geração e encerrar projetos e expectativas de futuro, um legado transgeracional.

A intenção neste estudo é observar a dor do luto frente à morte violenta, os sintomas do luto, a vida das famílias que seus filhos, jovens adultos e, habilitar profissionais da saúde a intervir neste tipo de enlutamento.

Objetivo: Compreender o processo de enlutamento na situação de mortes súbitas e/ou violentas, bem como ter noções de intervenção psicoterapêuticas.

CERTIFICAÇÃO: cursos conferem a certificação de atualização, conforme estabelecido na atual legislação educacional do país regido pelo Art. 44 da Lei Federal nº 9.394/96 do Conselho Nacional de Educação e a marca de qualidade do CIAP Educacional.

LOCAL: CIAP

Endereço: Avenida Amazonas, 3355, Jardim Clodoaldo – Cacoal

Informações pelo fone: (69) 3443-2669 ou pelo e-mail: secretaria@cursosciap.com.br

Site: www.cursosciap.com.br

Obs: Os alunos que irão participar do curso devem preencher a ficha de matrícula e encaminha-la via e-mail junto com o comprovante de depósito.





Documento para download »

  • pdfWorkshop_em_Psicoterapia_do_Luto_por_mortes_subitas_ou_violentas_2018.pdf[ Download ]