Conselho Regional de Psicologia - 20ª Região

Pesquisa

VIVÊNCIA – ESQUIZODRAMA

Twitter Imprimir email

Prezadas Psicólogas

Prezados Psicólogos,

O CRP-20 convida as (os) psicólogas (os) interessadas (os) para participar da Vivência – Esquizodrama que será realizada no dia 01/04/2016 (sexta-feira) com a mediação do Psicólogo Prof. Milton Bicalho.


Atividade: “Vivência – Esquizodrama”

Quando: 01/04/2016 (sexta-feira)

Horário: às 09h00 e às 15h00

Onde: na sede do CRP-20


O que é o Esquizodrama?

O Esquiozodrama é uma estratégia de intervenção, criada pelo Professor Gregório Baremblitt a partir de sua experiência clínico-política e intensa bricolagem teórica. Reúne recursos da Esquizoanálise, da Análise e Intervenção Institucional, além de Foucault e os filósofos Nietzsche e Espinosa. Também incorpora escritos de literatos como Kafka, Beckett e Artaud. Utiliza, ainda, elementos das práticas indígenas, do Cinema, do vídeo, da música e da pintura. Funciona como um conjunto difuso de pragmáticas, estratégias, táticas e técnicas inspiradas em diversas cartografias praticadas na teoria esquizoanalítica. O Esquizodrama é aplicável a diversos domínios e campos teóricos da realidade e de seus interstícios, atuando sempre segundo o lema esquizoanalítico de “infinita audácia e prudência”. Pode-se fazer esquizodrama (e tem sido feito) nas práxis de convivência, militância, saúde, educação, indústria, comércio, justiça, comunicação de massas, esportes, artes, religião, cultura, pesquisa e experimentação etc. – ditos num sentido muito amplo. Assim, é um campo híbrido com diversas referências e que busca dramatizar os conceitos, fomentando os processos de desterritorialização e subjetivação. O professor Gregório Baremblitt afirma que “esquizodramatizar consiste em desmontar o que não funciona (para a Vida de todos), e intensificar o que funciona com essa finalidade.”

Aviso importante: VAGAS LIMITADAS! A vivência acontecerá em dois horários (às 09:00 e às 15:00) para grupo de 30 participantes em cada horário.

Professor Msc. Milton dos Santos Bicalho

Possui Estudos filosóficos de Seminário pela Escola Apostólica São Norberto - Montes Claros (1971), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981), especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1974), especialização em Clínica de Saúde Mental no Serviço Público pela Escola de Saúde de Minas Gerais - Fundação Nacional de Saúde (1997), e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atuou como Psicólogo na Saúde Pública do município de Contagem por 23 anos, aposentado em 2012. Membro docente da Fundação Gregório Baremblitt/Instituto Felix Guattari, atuando como professor na Pós-graduação, Lato Sensu - Especialização, com as disciplinas Grupo Operativo e Análise Institucional, desde 2005. Mantém consultório particular com Clínica e Supervisão Clínica, Grupo Operativo e Análise Institucional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental na Saúde Pública na Atenção Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, a Clínica, os grupos, Grupo Operativo, Análise Institucional. Discussão de Gênero Masculinidades e Saúde do Homem.

As inscrições podem ser feitas na sede do CRP-20 ou cliclando aqui.